Leandro Oliveira

Leandro Oliveira

Guitarra

Leandro Oliveira iniciou seus estudos na guitarra aos 13 anos de idade, influenciado por bandas como Guns 'n' Roses e Skid Row. Ao ouvir pela primeira vez o trabalho instrumental do guitarrista norte-americano Joe Satriani, decidiu que aquele deveria ser o caminho a seguir.

Em 1994, Leandro entrou para a banda da Escola Americana do Rio de Janeiro, onde estudava. O repertório da banda era variado, incluindo musicas de espetáculos da Broadway, standards de jazz, musica brasileira e rock. Com a banda, Leandro se apresentou por todo Rio de Janeiro, em festivais de musica na Bolívia e Venezuela e também na Europa, muitas vezes tocando algumas de suas próprias composições com conjuntos menores. Um desses conjuntos, formado pelo baterista Victor Ferreira (Atlantis) e o baixista Christian Kochenborger (Leela, Jimi James, Canja Rave), se tornaria a banda Black Market, com a qual Leandro gravou um disco independente em 1998. Nesse mesmo ano, o guitarrista foi cursar a faculdade nos Estados Unidos.

Durante os quatro anos em que estudou no renomado Oberlin College, em Ohio, Leandro atuou com a banda Vendetta., a qual ajudou a fundar. Em 1999, gravou o seu primeiro trabalho solo, no qual tocou todos os instrumentos. Este trabalho foi divulgado através de shows na faculdade e imediações. O guitarrista rapidamente conquistou uma reputação como virtuoso de talento. Sua reputação lhe rendeu um convite para ajudar a fundar o grupo ORock (Oberlin Rock Ensemble), uma banda filiada ao Conservatório de Música do Oberlin College, com o objetivo de legitimar o rock como um gênero de verdadeiro valor artístico junto à comunidade do conservatório. Em 2000, Leandro passou quatro meses em Nova Iorque, estagiando com o compositor avant-guarde Henry Threadgill.

No final de 2001, o guitarrista lançou seu segundo trabalho solo, intitulado Somewhere Not Here. Além de realizar show de divulgação, o trabalho teve faixas tocadas por uma rádio australiana.

Após um breve hiato para realização de outros projetos pessoais, Leandro voltou a dedicar-se ao estudo da guitarra, tendo sido aluno dos guitarristas Alex Martinho, Ricardo Marins e Daniel Santana.

Em 2010, conquistou menção honrosa no concurso Double Vision DVD, promovido pelos guitarristas Sydnei Carvalho e Alex Martinho, com apoio da Tagima, Santo Angelo, Em&T, NIG e N. Zaganin. Alguns meses depois, já em 2011, foi semifinalista no concurso Vintage Times, promovido pela Santo Angelo. No início de 2013, ficou em segundo lugar no concurso cultural Na Hora Certa, participando da grande final em Franca, SP. No mesmo ano, também ficou em segundo lugar no Eagle Experience, o maior concurso de guitarristas promovido atualmente no país. Atualmente, Leandro é endorser da Eagle.

ASSISTA AOS VÍDEOS: 1 | 2 3 | 4