Francisco Falcon

Francisco Falcon

Baixo

Músico com mais de 25 anos de experiência como instrumentista, professor, produtor, compositor e arranjador. Bastante eclético, seu estilo vai do Jazz ao Rock Progressivo, passando pelos ritmos latinos, Bossa Nova, Samba,Choro, MPB e Música Pop em geral.

Multi-instrumentista, além do contrabaixo (seu principal instrumento), toca também violoncelo, violão tenor, violão e guitarra. Ministra aulas de contrabaixo, violoncelo, percepção musical, harmonia, improvisação e teoria musical, apresentando frequentemente workshops de contrabaixo em lojas de instrumentos musicais, escolas de musica e em igrejas, tendo inclusive ministrado workshops nas edições do Niterói Musifest, consagrado evento de música na cidade de Niterói, organizado pelo baixista Arthur Maia.

Foi aluno de grandes nomes da Música Brasileira, como Yuri Popoff, Marcelo Maia, Nelson Faria, André Rodrigues e estudou violoncelo com o grande Watson Clis.

Foi aluno do Bacharelado em Contrabaixo Elétrico da Universidade Estácio de Sá, e graduou-se em Licenciatura em Música da Unirio. Com dois CDs solo lançados, sendo que seu primeiro CD solo, intitulado "Vôo Tocar" foi lançado em 2001 pelo selo Niterói Discos, e seu segundo CD solo foi lançado de forma independente em 2011. 

Como sideman, excursionou com o grupo Fruto Sagrado em shows por todo o Brasil entre 2001 e 2007, além também acompanhou durante este período diversos músicos conhecidos, como Márcio Montarroyos, Victor Biglione, Maurício Sahady e Flávio Guimarães. Mais recentemente dividiu o palco com grandes nomes como Wagner Tiso, Milton Nascimento, Jane Duboc, sendo que atualmente acompanha o cantor e compositor Tunai, a cantora amazonense Eliana Printes, e o cantor Nico Rezende, além de ocasionalmente acompanhar nomes como Dalto, Victor Biglione, Byafra, Denise Pinaud, Marcos Assumpção, Márvio Ciribelli, Thais Motta, dentre outros.

Integra a Orquestra Barroca da Unirio, tocando contrabaixo acústico e violoncelo barroco, e também faz parte de dois grupos de música instrumental, o Falcon Jazz Trio e o Choro Nota Jazz, grupos que tem se apresentado frequentemente no circuito de música instrumental brasileiro.

ASSISTA AOS VÍDEOS: 1 | 2 3 | 4